manutenção de ar-condicionado

Por que a manutenção do ar condicionado é importante?

10/05/2019


A manutenção do ar-condicionado é indispensável para garantir o bom funcionamento do equipamento. Se você possui um ar-condicionado na sua casa ou no seu estabelecimento, já deve ter se perguntado como e quando a manutenção deve ser realizada.

Para te ajudar, exemplificaremos neste post os dois principais tipos de manutenção de ar-condicionado. Confira!

1. Manutenção Preventiva

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva é recomendada como forma de evitar problemas mais sérios que possam gerar gastos imprevistos.

Entre os benefícios da manutenção preventiva do ar-condicionado destacam-se: o aumento da vida útil do aparelho, a melhora da eficiência energética, a prevenção de gastos indesejados com trocas de peças e a prevenção de riscos à saúde.

A sujeira acumulada nos filtros pode dificultar a passagem do ar e agir como um isolante térmico.

Além disso, a falta ou a limpeza indevida dos filtros do equipamento podem representar riscos à saúde. O acúmulo de poeira, fungos, bactérias, impurezas e ácaros nos filtros potencializa o aparecimento de doenças como rinite alérgica e alergias respiratórias mais graves como asma.

Outro problema relacionado ao acúmulo de sujeira nos filtros e nas serpentinas é o surgimento de maus cheiros. Sabe quando você liga o ar-condicionado do seu veículo e percebe a existência de um cheiro desagradável? O mesmo acontece com os aparelhos de ar-condicionados utilizados em residências e empresas.

É importante ressaltar que apenas lavar os filtros do equipamento de ar-condicionado não garante a qualidade do ar. Empresas especializadas em sistemas de climatização utilizam um limpador bactericida específico nas serpentinas e turbinas do ar-condicionado.

Além da garantia da qualidade do ar, a correta limpeza pode reduzir os gastos com as contas de energia elétrica. A sujeira acumulada pode forçar o motor do seu equipamento para manter o ambiente refrigerado, o que acaba gerando maiores gastos com energia elétrica.

Vale lembrar que para a limpeza eficiente do aparelho é imprescindível contar com os serviços de um técnico qualificado. Ele será responsável pela devida avaliação dos índices de impureza do aparelho.

Além da limpeza, outros procedimentos também se enquadram na definição de manutenção preventiva. Caso o seu aparelho apresente ruídos é aconselhável solicitar a visita de um técnico capacitado que seguirá as orientações da fabricante.

Quando você deve realizar a manutenção preventiva do seu ar-condicionado?

Em relação à periodicidade da manutenção preventiva, é importante destacar que cada item possui uma recomendação específica. Se você utiliza o ar-condicionado diariamente é recomendado que a limpeza do filtro de poeira seja realizada a cada 15 dias. Já o trocador de calor (serpentina) deve ser limpo uma vez ao ano.

A manutenção preventiva é a forma mais recomendada de evitar problemas mais sérios com o sistema de refrigeração e evitar a degeneração do seu aparelho.

Por fim, destacamos a necessidade a legislação sobre manutenção de ar-condicionado. Segundo a lei federal 13.589/18, “todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizados devem possuir um Plano de Manutenção, Operação e Controle” com o objetivo de eliminar ou minimizar os riscos à saúde das pessoas que ocupam o local”.

2. Manutenção Corretiva do Ar-condicionado

A manutenção corretiva é, como você deve imaginar, é realizar para corrigir algum problema presente no seu aparelho de ar-condicionado.

Aqui, destacamos novamente a necessidade de contar com o auxílio de um profissional capacitado. A manutenção corretiva deve ser realizada após uma avaliação criteriosa.

Entre os procedimentos que se enquadram na manutenção corretiva estão reparos gerais e conserto de peças, troca de filtros e troca de peças desgastadas ou que apresentam algum problema. Para que o seu ar-condicionado funciona de maneira adequada, é necessário se certificar de que as peças substituídas são originais.

O principal objetivo da manutenção corretiva é fazer com que o ar-condicionado volte a funcionar de maneira adequada.

Se você é proprietário de uma empresa em que a climatização seja algo essencial, fique atento ao funcionamento do seu ar-condicionado. Procure uma empresa que realize manutenção de ar-condicionados com boas referências para que o problema seja solucionado rapidamente.

A importância da manutenção correta do ar-condicionado para o meio ambiente

Ao contratar uma empresa para realizar a manutenção do seu ar-condicionado não apenas o seu bolso agradece, mas também o meio ambiente.

O técnico capacitado realizará alguns procedimentos com o objetivo de evitar danos ao meio-ambiente, como, por exemplo, o recolhimento cuidadoso do fluído refrigerante do aparelho.

Sistemas de refrigeração mais modernos utilizam gás ecológico que além de proporcionar economia de energia elétrica, não agridem o meio ambiente. Porém, alguns equipamentos de ar-condicionado utilizam outros tipos de fluídos refrigerantes, como o R-22.

O R-22 não apresenta riscos ao meio ambientes quando condicionado dentro do sistema de refrigeração. Ao ser liberado e em contato com a atmosfera, o fluído se torna extremamente perigoso para a camada de ozônio.

No site do Programa Brasileiro de Eliminação de HFCs é possível saber mais sobre instruções normativas referentes à camada de ozônio.

Para a manutenção segura do seu ar-condicionado conte com os serviços da Clima To You. Além de manutenção, oferecemos também serviços de instalação de ar-condicionado.

Veja também:





VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

ar-condicionado-split-hi-wall

Notícias

Saiba tudo sobre ar-condicionado Split Hi Wall

O ar-condicionado Split Hi Wall é um dos mais conhecidos da linha Split. Se você já realizou uma rápida

ar-condicionado

Notícias

Instalação de ar-condicionado: contrate uma empresa

A correta instalação do ar-condicionado é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do equipamento. Neste post, vamos

manutenção de ar-condicionado

Artigos

Por que a manutenção do ar condicionado é importante?

A manutenção do ar-condicionado é indispensável para garantir o bom funcionamento do equipamento. Se você possui um ar-condicionado na



Assine nossa Newsletter 

Clima to You 2018 © | Todos os direitos reservados