Subdimensionamento de ar-condicionado: saiba o que é e como evitar
5 minutos de leitura
Subdimensionamento de ar-condicionado é um dos problemas que mais preocupam quem está planejando adquirir um aparelho.
Afinal, necessidade de manutenção constante, conta de energia elétrica elevada e vida útil reduzida são resultados, muitas vezes, do desconhecimento sobre o que é o subdimensionamento e o que fazer para evitá-lo. Neste artigo, esclarecemos esses e outros pontos.
Subdimensionamento de ar-condicionado: o que é
Sabe aquela ideia de “qualquer um serve”? Quando o assunto é ar-condicionado é imprescindível fugir dessa concepção.
Assim como no caso de outros aparelhos elétricos, o mercado oferece diferentes modelos de ar-condicionado com variedade de potências, locais indicados para instalação e vantagens. Por isso, o ideal é fazer uma pesquisa para saber qual é o equipamento mais indicado para as suas necessidades.
Para calcular a potência necessária para refrigerar o ambiente no qual pretende instalar o ar-condicionado, utilize a calculadora de BTUs (British Thermal Unit).
A ferramenta leva em consideração o período de exposição ao sol (manhã ou tarde); a área total de ambientes em m²; o número total de pessoas no ambiente; o número total de aparelhos eletrônicos; e o número total de entradas de ar.
Ao utilizar a calculadora, você saberá qual é a melhor opção de climatização para o seu ambiente. Sendo assim, evitará comprar um equipamento com potência menor ou maior da qual você precisa.
Muita gente erra na hora de escolher o ar-condicionado por dois motivos muito comuns: ou compra um aparelho indicado para espaços pequenos e instala em um ambiente amplo ou o inverso.
No caso de comprar um ar-condicionado com potência reduzida e instalá-lo em um ambiente amplo, o aparelho terá que realizar um “esforço” muito maior para climatizar o espaço. E mesmo assim, ele não será capaz de oferecer o conforto térmico desejado.
Em dicionários da língua portuguesa, a palavra subdimensionamento é definida como: atribuir dimensões demasiado pequenas a algo.
De maneira geral, o subdimensionamento de ar-condicionado pode ser entendido como o cálculo incorreto (inferior) da potência necessária para a climatização do ambiente.
E como você já deve ter imaginado, ao utilizar um aparelho com a potência muito acima da necessária, ocorre o chamado superdimensionamento.
Subdimensionamento de ar-condicionado: problemas comuns
O dimensionamento incorreto da potência pode levar ao surgimento de problemas como:
Conta de energia elétrica elevada
Antes de mais nada, é necessário esclarecer que o BTU/h é a unidade de medida que define a quantidade de troca realizada pelo aparelho no intervalo de uma hora.
Ao utilizar um aparelho com potência abaixo da necessária, certamente influenciará no consumo de energia elétrica. Isso se explica pelo fato de que o aparelho precisará trabalhar em sua capacidade máxima.
Além disso, no caso de aparelho subdimensionado, será necessário um tempo maior para que se alcance a temperatura desejada.
Redução da vida útil
Como você deve imaginar, o funcionamento incorreto do ar-condicionado reduz a sua vida útil. Isso acontece devido ao alto índice de desgaste do aparelho.
Manutenções excessivas
Além dos problemas listados acima, quando o aparelho necessita realizar um esforço maior para atingir a temperatura desejada, pode ocorrer o desgaste dos componentes internos.
Para solucionar o problema, serão necessárias manutenções seguidas em um curto período de tempo.
Benefícios de um subdimensionamento de ar-condicionado correto
Quando a potência do ar-condicionado é escolhida corretamente, ou seja, de acordo com as condições indicadas pelo fabricante, o aparelho tende a operar com mais eficiência e atinge a temperatura desejada mais rapidamente, ajudando na economia de energia. Também terá uma taxa de desgaste mais baixa e consequentemente um melhor desempenho.
Por isso a importância de contar com profissionais capacitados para indicar o melhor aparelho e uma instalação de ar-condicionado segura e seguindo o padrão e normas da marca.
Conte com a Clima To You
Com o objetivo de evitar o subdimensionamento de ar-condicionado, utilize a calculadora de BTUs da Clima To You,
Aproveite também para conhecer nossos serviços, técnicos especialistas em projetos de climatização, instalação e manutenção de ar-condicionado.