Como a climatização melhora o desempenho da equipe?

31/10/2018


A busca por produtividade, como não poderia deixar de ser, é prioridade para as empresas. Manter a competitividade é fundamental em tempos tão difíceis, com incertezas econômicas e um mercado cada vez mais concorrido.

Apenas ampliar a equipe e otimizar processos gerenciais e operacionais – por mais que sejam ações complexas – ainda podem não ser suficientes para obter os resultados desejados. É preciso reter talentos, treinar e qualificar profissionais, definir metas, melhorar o clima organizacional e implantar novas tecnologias.

Melhore a produtividade com mais infraestrutura

Os recursos, benefícios e infraestrutura oferecidos pela empresa podem influenciar muito o desempenho dos colaboradores. Cuidados com o layout do local, o mobiliário, ruídos e iluminação são muito importantes nesse aspecto.

Neste item, é claro, está inclusa a climatização da sua empresa. Manter o sistema de climatização e aparelhos de ar-condicionado em boas condições de uso e adequadamente higienizados é essencial não só para a produtividade, mas também para a saúde de todos que estão na empresa.

Os aparelhos de ar-condicionado são essenciais para não apenas deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável, como também controlar a umidade e purificar o ar. A purificação do ar garante um ambiente livre de poeira diminuindo, consequentemente, a incidência de alergias e problemas respiratórios.

Você pode estar se perguntando se ventiladores são opções mais baratas e eficazes? A resposta é não, já que os ventiladores não são capazes de garantir conforto térmico e não contribuem para a purificação do ar. A principal função do ventilador é apenas fazer com que o ar circule, ou seja, a temperatura permanecerá a mesma.

O mercado oferece diferentes modelos de ar-condicionado. Na hora de adquirir o seu, é importante ficar atento ao tamanho das salas, ao número de pessoas que ocupam o ambiente, à incidência de luz, entre outros fatores.

A importância de um projeto de climatização

A melhor forma de garantir que o sistema de climatização está de acordo com a regulamentação, funcionando corretamente e proporcionando as melhores condições para todos os colaboradores é a partir de um projeto de climatização.

Um projeto personalizado de climatização garante as boas condições do ar para todos os ocupantes do ambiente, o que é fundamental para o bem-estar de todos e, consequentemente, a produtividade. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, um estudo realizado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA, concluiu que a melhoria da qualidade do ar é fundamental para aumentar a produtividade dos trabalhadores. Além disso, a qualidade do ar pode diminuir os dias de trabalho perdidos devido às faltas dos colaboradores.

Ambientes muito frios podem gerar desconforto nos colaboradores e, consequentemente, diminuir a produtividade da sua empresa. O oposto também causa um efeito negativo.

Locais quentes, com pouca circulação de ar e com índices baixos de umidade são problemáticos e tendem a diminuir a disposição dos colaboradores, aumentar a sonolência e causar problemas como dores de cabeça frequentes.

Além das temperaturas excessivamente altas ou baixas, outra questão a ser considerada é a variação de temperatura. Em muitas cidades brasileiras, mudanças repentinas de temperatura causam problemas de saúde em seus habitantes, como resfriados e gripes. Empresas que possuem um sistema de climatização adequado não sofrem com as variações térmicas, já que estão livres de influências externas.

O projeto de climatização tem como principal objetivo proporcionar conforto térmico às pessoas que ocupam um determinado espaço. Além da temperatura, outros fatores são fundamentais para garantir um ambiente agradável como, por exemplo, a umidade e a velocidade do ar.

Em se tratando de ambientes de trabalho, o Ministério do Trabalho aconselha que a temperatura varie durante o inverno entre 23 ºC e 26 ºC. Já no verão, é aconselhável que a temperatura gire em torno de 20 ºC e 23ºC.

Empresas que possuem projetos de climatização além de proporcionar um ambiente agradável para os seus colaboradores, contam com serviço de manutenção que segue as regulamentações e leis vigentes.

Como obter um projeto de climatização

É preciso obter ajuda profissional para realizar o projeto e instalar os equipamentos corretos nos lugares certos. A Clima To You conta com uma equipe especializada que pode ajudar empresas, comércios e indústrias durante todo o processo.

Dúvidas sobre climatização? Fale conosco: temos a solução perfeita para você!

Veja também: O que é o PMOC? O que ele muda na sua empresa?





VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

ar-condicionado-split-hi-wall

Notícias

Saiba tudo sobre ar-condicionado Split Hi Wall

O ar-condicionado Split Hi Wall é um dos mais conhecidos da linha Split. Se você já realizou uma rápida

ar-condicionado

Notícias

Instalação de ar-condicionado: contrate uma empresa

A correta instalação do ar-condicionado é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do equipamento. Neste post, vamos

manutenção de ar-condicionado

Artigos

Por que a manutenção do ar condicionado é importante?

A manutenção do ar-condicionado é indispensável para garantir o bom funcionamento do equipamento. Se você possui um ar-condicionado na



Assine nossa Newsletter 

Clima to You 2018 © | Todos os direitos reservados